As plantas são essenciais para a existência e manutenção da vida tal como a conhecemos. Todavia, elas não assumem uma posição de destaque na percepção humana. Esse distanciamento, conhecido como não-percepção botânica, traz consequências diretas que se refletem nos hábitos e na cultura da sociedade contemporânea. Ao superar os desafios encontrados no ensino de botânica, a escola apresenta-se como um local capaz de promover uma maior conexão entre as pessoas e as plantas. Com apoio na aprendizagem significativa, que enfatiza a importância de construir novos conhecimentos sobre a base de conceitos relevantes e significativos que o estudante já possui, destaca-se o valor do levantamento dos conhecimentos prévios. Conhecer as concepções prévias dos estudantes possibilita que o professor tenha um referencial para o planejamento das atividades que irá realizar, escolhendo estratégias e delineando as próximas etapas focadas na aprendizagem de ideias e conceitos de forma progressiva e interconectadas, afastando os estudantes de uma assimilação memorística. Este trabalho deriva da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa e discute as concepções prévias de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola do interior do estado de São Paulo sobre as plantas e suas aplicações no cotidiano, utilizando como registro das ideias prévias o desenho associado à escrita, o que amplia a obtenção de dados de pontos de vista e atitudes sobre o assunto. Os desenhos e textos foram categorizados e examinados qualitativamente utilizando-se a Análise de Conteúdo.
Full article Related workInvestigación de aplicación didáctica, interpretativa y descriptiva con el propósito de obtener una aproximación a los conocimientos previos de estudiantes de Ingeniería Agronómica, acerca de las principales técnicas de la Biología Molecular, con la finalidad de recabar información relevante para construcción de Unidades Educacionales Potencialmente Significativas con auxilio en laboratorios virtuales y remotos. En la evaluación de los mapas conceptuales se siguió la propuesta del Método de Puntuación Unitaria y el Índice General de Construcción Integrativa de Significados. El análisis de las informaciones generó contribuciones en dos direcciones: la primera en el acercamiento a los conceptos inclusores, su organización y posibles niveles de complejidad, así como el nivel de construcción integrativa de significados de partida de cada uno de los estudiantes; la segunda, en la utilización de dichas concepciones en el proceso de construcción de futuras estrategias de facilitación de Aprendizaje Significativo.
Full article Related workAn acid–base titrator connected to the Internet was developed for conducting remote investigative experiments. The experiment was broadcasted in a high school senior classroom, with the presence of a facilitating teacher. The activity required students to determine the indicator present in the solution. To carry out the activity, students added acid or base to sweep the pH range from 0 to 14 and noted the corresponding coloration to the pH through video analysis. The results obtained were very satisfactory, both in the identification of the indicator and in the acceptance and engagement of the students in the activity.
Full article Related workPara este estudio es de suma interés profundizar en las potencialidades de la dimensión interpersonal descrita por Rogoff (1998) en el estudio de la actividad sociocultural. De este modo, ¿Que contribuciones pueden generar el desarrollo de actividades colaborativas en la construcción colectiva de mapas conceptuales acerca de la Salud durante el desenvolvimiento de Aprendizaje Significativo? Partiendo de esta interrogante, se procura identificar los aportes de la participación guiada en actividades colaborativas durante la construcción colectiva de mapas conceptuales en la enseñanza y aprendizaje de la Salud. Para el ejercicio pedagógico se asumió el modelo triádico de Gowin (1981) como esquema pedagógico en la exploración de la participación guiada durante un ejercicio pedagógico con docentes en formación de Biología, del Instituto Pedagógico de Caracas. Finalmente, aunque en esta oportunidad se haga un énfasis en las actividades colaborativas como espacio para explorar las interacciones interpersonales, el estudio está lejos de seccionar la complejidad holística de la actividad sociocultural.
Full article Related workThis study examines the didactic, interpretive, and descriptive approaches used to assess the prior knowledge of undergraduate agricultural engineering students regarding key techniques in molecular biology. The aim is to gather relevant information for a comprehensive teaching unit that integrates virtual and remote laboratories. We used a unified scoring method and the General Index of Integrative Construction of Meanings to evaluate the concept maps. The information provided insights into two main areas: first, it helped clarify the understanding of integrative concepts, their organization, and potential levels of complexity; second, it addressed the degree of integrative construction of each student's initial understanding. These findings are critical for designing future strategies to promote meaningful learning.
Full article Related workA docência é uma carreira que possui suas complexidades em torno do como forma- se um professor, que não pode ser resumida a uma simples formação na área para atuar em sala de aula, sendo necessária uma formação específica, a licenciatura. Além da formação docente, outro fator primordial são as demandas sociais, como a Educação Especial e Inclusiva (EEI). Neste escopo, o presente trabalho visou, através de uma revisão dos trabalhos publicados nos Anais do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, explorar as características da formação de professores no âmbito da EEI. Foram analisados 25 trabalhos, categorizados em formação inicial, formação continuada e espaços formativos. Os trabalhos mostraram a feminização do magistério, a contribuição quase que totalitária de Instituições públicas em termos de pesquisa, irregularidade e baixa carga horária de disciplinas formativas nos cursos de licenciatura para a EEI, a formação continuada como principal meio formativo, a necessidade de maior colaboração entre professores, formações direcionadas para a BNC-Formação, a existência de poucos trabalhos na formação inicial sobre a experiência formativa baseando-se majoritariamente em análises documentais, falta de investimentos na formação continuada do professor, precarização do trabalho docente e a tendência capitalista na formação de professores. Como forma de contribuir para uma educação mais inclusiva e acessível, percebeu-se a importância do desenvolvimento de espaços formativos para o desenvolvimento de um trabalho coletivo, onde as reflexões críticas contribuem para a formação docente. Mas ainda há necessidade de maiores investimentos em políticas públicas, cumprimento da legislação e principalmente humanização do processo educacional.
Full article Related workO ensino da química contemporânea se apresenta distante da vida do aluno, sem contextualização ou reflexão em seu cotidiano. Entretanto, as barreiras para a aprendizagem se multiplicam quando se trata do ensino inclusivo para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste escopo, o presente projeto piloto objetivou a construção e validação por pares de um material didático para o ensino de Funções Orgânicas Oxigenadas. Esse material foi desenvolvido na plataforma Scratch e validado por alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública no Interior de São Paulo. O Jogo aborda a contextualização através da temática sobre automedicação, e os perigos nela incluídos. Através das fórmulas dos compostos contidos nos medicamentos, os personagens desenvolvem os conceitos sobre as funções éter, éster, ácido carboxílico, fenol e álcool. Como evidências do aprendizado do aluno, foram desenvolvidos cenários de interação contendo exercícios para serem resolvidos. Sob a Base da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, conceitos aprendidos em projetos anteriores e o conhecimento prévio do aluno podem ser resgatados e ressignificados por ele, ampliando sua rede conceitual. Apesar da contribuição das Tecnologias Assistivas no processo de ensino aprendizagem serem amparadas pela literatura, não é possível afirmar que todos os alunos aprendam com ela, sendo necessários diversos recursos pedagógicos e ferramentas pensando no Desenho Universal de Aprendizagem para uma educação inclusiva. A validação do jogo, realizada através de pares, mostra a diversidade de pensamento entre pessoas neurotípicas e neurodivergentes, sendo necessários futuros estudos para averiguação.
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