Articles

Laboratorio de experimentación remota: una actividad investigativa para el aprendizaje significativo crítico de la fotosíntesis

Ivana Elena Camejo Aviles; Eduardo Galembeck; Julia Flores Espejo. Published by Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, December 2024

O Laboratório de Experimentação Remota tem as potencialidades para ensinar sob o processo epistemológico, problemático e social de construção do conhecimento científico, através duma didática das ciências explicita, que apresente o diálogo entre os aspectos metodológicos fundamentais construídos sobre os processos, conceitos e fenômenos Científicos, orientados à consolidação da alfabetização científica assim como a Metacognição através da observação, formulação de perguntas, busque de informação de qualidade, formulação e verificação de hipóteses, análises, reflexão, argumentação e socialização. O propósito desta pesquisa de inovação didática é aumentar os níveis de inclusão e livre acesso da experimentação didática baseada em enfoques de ensino investigativos sobre o ensino da Fotossíntese no ensino pública.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
×
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
×

Full article Related work

Unidad Educacional Potencialmente Significativa Con Laboratorios Remotos Y Virtuales: Una Estrategia De Enseñanza De Biología Molecular

Y. Sánchez García; E. Galembeck; I.E. Camejo Published by Revista de Experiências em Ensino de Ciências, December 2024

Se reanalizó una intervención translacional didáctica fundamentada en la Teoría del Aprendizaje Significativo, a partir de la cual fue construida una Unidad de Enseñanza Potencialmente Significativa con apoyo en la experimentación virtual y remota sobre las principales técnicas de Biología Molecular, aplicada al Mejoramiento Genético Vegetal. El contexto de desarrollo de la investigación didáctica estuvo referido a la formación de ingenieros, específicamente, estudiantes del 9° semestre de la Universidad Nacional Experimental del Táchira (UNET), Venezuela. Los criterios de construcción y evaluación de la unidad responden a los sugeridos por Moreira (2011). El punto de partida de la unidad estuvo determinado por los conocimientos previos sobre Biología Molecular que poseían los sujetos participantes, identificados y sistematizados a través de la construcción de mapas conceptuales, analizados con el método de puntuación unitario. La implementación de los Laboratorios Remotos y Virtuales en esta unidad educacional fue posible gracias al trabajo colaborativo entre instituciones públicas. Esta propuesta de secuencia educacional lejos de proponer una única forma de enseñanza de la Biología Molecular, representa una propuesta contextualizada con el intuito de sumar esfuerzos en la formación de ciudadanos con competencias científicas, necesarias en el contexto social actual.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Full article Related work

Laboratório de experimentação remota

Camejo Aviles, I. E., Galembeck, E., & Flores Espejo, J Published by Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, December 2024

O Laboratório de Experimentação Remota tem as potencialidades para ensinar sob o processo epistemológico, problemático e social de construção do conhecimento científico, através duma didática das ciências explicita, que apresente o diálogo entre os aspectos metodológicos fundamentais construídos sobre os processos, conceitos e fenômenos Científicos, orientados à consolidação da alfabetização científica assim como a Metacognição através da observação, formulação de perguntas, busque de informação de qualidade, formulação e verificação de hipóteses, análises, reflexão, argumentação e socialização. O propósito desta pesquisa de inovação didática é aumentar os níveis de inclusão e livre acesso da experimentação didática baseada em enfoques de ensino investigativos sobre o ensino da Fotossíntese no ensino pública.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Full article Related work

Formação de professores de ciências em tempos de pandemia: uma estratégia de EAD sobre enfoques construtivistas e remotos do laboratório didático de ciências

Ivana Elena Camejo Aviles, Eduardo Galembeck Published by Revista de Educação, Ciências e Matemática, December 2024

No contexto atual de excepcionalidade determinado pela pandemia do novo coronavírus, foi desenvolvida no Educational Technology Lab-UNICAMP uma pesquisa de mediação pedagógica, com perspectiva interpretativa e descritiva no intuito de ter evidências de aprendizagem de professores de ciências sobre enfoques construtivistas e remotos de ensino no laboratório didático de ciências. Neste sentido, propõem-se contribuir com os professores de ciências através da sua formação continuada em enfoques de abordagens construtivistas e remotos para elevar a qualidade da educação científica à distância, assumindo as potencialidades da experimentação remota devido a seu amplo potencial para auxiliar o processo de ensino de ciências à distância. Como parte dos resultados da aplicação da estratégia de educação à distância para a formação continuada dos professores, foi possível a identificação de evidencias de aprendizagem consistentes com as tendências construtivistas de ensino de ciências no laboratório didático.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Full article Related work

LTE 2025 - Educational Technology Lab - IB - UNICAMP