Coleção silvestre de moscas da frutas (D. melanogaster) alimentándo-se do medio de cultura. Laboratório de Tecnologia Educacional LTE, IB.
Classificação filogenética de Drosophila melanogaster
Prezado (a), neste experimento remoto apresentamos o ciclo vital de um inseto cosmopolita que tem ganhado ao longo do século XX até o presente um alto valor científico didático pedagógico no processo de ensino e aprendizagem da Genética Clássica descrita nos inícios por Gregor Mendel. Algumas das características de D. melanogaster que faz com que seja um exemplar ideal para aprender sobre Genética Mendeliana são apresentadas no mapa conceitual:
Descrição geral de D. melanogaster através do mapa conceitual (CmapTools versão 6.04)
Apresentamos diferentes amostras que representam as fases do ciclo vital de Drosophila melanogaster. Depois de discutir com seus colegas e professor sobre os aspetos teóricos entorno à biologia deste modelo biológico, sugerimos desenvolver uma observação detalhada de cada uma das fases apresentadas neste experimento Remoto para:
1. Identificar e descrever as diferentes fases do ciclo vital de D. melanogaster.
2. Diferenciar nas amostras com exemplares adultos as fêmeas dos machos.
3. Caracterizar o fenótipo silvestre das moscas das frutas adultas.
4. Identificar possíveis fenótipos mutantes nas amostras dos exemplares adultos (atenção aos seguintes aspectos: cor e forma de olhos, cor do corpo, tamanho das assas).
Resultado dos experimentos do cruzamento das moscas silvestres capturadas de forma caseira, 6 dias após a montagem: suspeita de contaminação fúngica, observa-se a morte dos parentais (P) e a presença de larvas.
Receita de Meio de Cultura para Criação de Drosophila melanogaster
Rende até 20 frascos de cultivo (com base na proporção e consistência observadas nas fotos do experimento)
Ingredientes:
100 g de farinha de milho (fubá fino)
100 g de açúcar ou 50 mL de melaço de cana
20 g de fermento biológico seco
10 g de gelatina sem sabor (será a consistência do meio)
20 mL de vinagre de maçã (ação antifúngica)
900 mL de água
Algodão (para tampar os frascos)
Modo de Preparo:
1. Em uma panela grande, misture a água, o fubá e o açúcar (ou melaço) e leve ao fogo, mexendo constantemente até a mistura engrossar.
2. Retire do fogo e deixe amornar até cerca de 50 °C.
3. Adicione a gelatina previamente hidratada e misture bem até que esteja completamente dissolvida.
4. Acrescente o fermento biológico seco e mexa até obter uma mistura homogênea.
5. Por fim, adicione o vinagre de maçã e misture novamente.
6. Com a mistura ainda morna, distribua nos frascos de criação, formando uma camada de 1 a 1,5 cm no fundo de cada um.
7. Tampe os frascos com algodão e deixe o meio esfriar completamente antes de introduzir as moscas.
Caro professor, este Experimento Remoto do LTE intitulado "De onde vem a as moscas?" contribui com o desenvolvimento da habilidade EF09CI09 da BNCC, através da discussão das ideias de Mendel sobre hereditariedade, as quais fundaram a Genética clássica. Além disso, contribui transversalmente no desenvolvimento da quinta competência geral da BNCC e da 6°competência específicas de ciências da natureza para o ensino fundamental II.
Para Dúvidas, perguntas, comentários ou adaptações, Clique aqui