Outreach

We have a team of experienced educacional software designers and programers. We have also developed an unique techonology that allows instructors to have embedded assessment in apps we develop, it means that students performance can be recorded while students perform tasks using our apps.

We also maintain channels used to give a broad access to the content we have developed and to the open courses we teach.

Portifolio

Museu de Tecnologia Educacional para o Ensino de Ciências

Os museus desempenham um papel essencial na educação, complementando o ensino formal e informal. Eles inspiram curiosidade, promovem a aprendizagem contínua e tornam o conhecimento acessível de maneira envolvente.

Pen drive:

Surgiu no ano de 2000, com o objetivo de substituir o disquete, resgatar dados de computadores estragados, realizar backup com mais facilidade, abrigar determinados sistemas e aplicativos mais utilizados.

Porém, o próximo passo da evolução dos dispositivos de armazenamento, foi o depósito em nuvem, que foi uma das principais causas para o pen drive cair em desuso

Existem pen drives com leitores biométricos que somente copiam e armazenam dados a partir da leitura de uma parte do corpo do seu proprietário, ou seja, utilizam partes do corpo como mecanismo de identificação. Este pode gravar senha de sites, lista de favoritos e outros.

O pen drive foi um instrumento que facilitou o ensino de ciências. Por ser um material compacto, pequeno e principalmente resistente e duradouro, ele teve diversas vantagens em cima de outros recursos de armazenamento.

Disco Rígido:

O disco rígido armazena o sistema operacional, aplicativos, arquivos de dados que o computador precisa para suas funções. O tipo mais “tradicional” de disco rígido é o HDD.

Assim como muitos dispositivos de armazenamento físicos, o disco rígido também foi substituído pelo depósito em nuvem, por não ocupar espaço físico nenhum.

O disco rígido no ensino de biologia, possibilitou guardar arquivos a longo prazo, aulas, matérias, fotos, vídeos, etc. funcionou como um armário de arquivamentos para o que era digital.

Video Cassette Recorder:

 Pela primeira vez o telespectador teve total controle do que assistir. A principal função do videocassete era a de gravar a programação de qualquer canal em exibição.

Com a chegada dos DVDs, os videocassetes ficaram obsoletos e algum tempo depois a última fabricante anunciou o término da produção. 

No LTE, temos algumas fitas cassetes, com diversas aulas que foram um grande passo tecnológico no estudo da Bioquímica.

Floppy Disk (Disquete):

Disquete é um dispositivo obsoleto de armazenamento removível de dados usado no computador. Deixaram de ser produzidos em grande escala no início dos anos 2000. E logo foram substituídos por ferramentas de armazenamento mais robustas, como CDs, cartões de memória, pen drive, armazenamento em nuvem. 

Por mais de 20 anos, o disquete foi o dispositivo de gravação mais utilizado. E claro que no LTE não foi diferente, os disquetes eram o principal sistema de transferência de dados entre os computadores em nosso ambiente computacional.

Video Home System (fita VHS):

Meio de armazenamento analógico de vídeo que usam um método de gravação de sinal magnético em uma fita de plástico revestida de óxido de ferro. Nos anos 90, essa tecnologia foi substituída pelo formato de DVD. Distribuição de VHS foi finalizada no Brasil em 2008 depois que sua última distribuidora fechou. 

 Por ser capaz de armazenar conteúdo de vídeo de forma relativamente barata e fácil, a fita VHS foi muito utilizada aqui no LTE para o armazenamento de vídeo-aulas.

DVD 'S:

O DVD foi criado nos anos 90. A ideia era entregar maior capacidade de armazenamento e qualidade de vídeo.

Os CDs e DVDs, que foram amplamente utilizados como unidades de armazenamento de dados nas últimas décadas, estão gradualmente perdendo sua popularidade na sociedade moderna. Com o aumento da velocidade da internet, muitos usuários agora preferem armazenar seus arquivos em serviços de armazenamento em nuvem ou em dispositivos de armazenamento externos, como pen drives e SSDs.

Já na educação o DVD facilitava a formação de funcionários, profissionais e estudantes em áreas técnicas e específicas, com tutoriais detalhados e simulações. Aqui no LTE temos várias aulas interessantíssimas gravadas e arquivadas em DVDs

BLU-RAY:

Blu-rays surgiram no final dos anos 90, quando o assunto era “vídeos em alta definição”. Nessa época, antes do blu-ray, não havia nenhum tipo de disco que poderia armazenar tamanha quantidade de conteúdo. A diferença gritante entre ele e o DVD é sua imensa capacidade de armazenamento, característica que o fez ser um substituto avançado para o próprio.

A maior capacidade de armazenamento e a qualidade de som e de vídeo superior foram ferramentas chaves que fizeram o Blu-ray se destacar entre discos ópticos. E assim como os outros ele obteve grande sucesso na área da educação, facilitando mais uma vez, conteúdos, treinamentos e aplicações de pesquisa científica.

Filme transparente para projetores: 

Um filme transparente para projetor é um material especial usado em projetores para exibir imagens. Ele é feito de um material transparente que permite que a luz do projetor passe através dele, criando uma imagem visível. Esses filmes eram frequentemente usados em várias aplicações. Aqui estão alguns pontos-chave sobre o filme transparente para projetores. A Transparência, permite a passagem da luz, essencial para projeção. A durabilidade, como resistente a rasgos e danos, adequado para uso repetido. É usado em ambientes educacionais, para projeção de materiais didáticos. Como no LTE, por exemplo, sendo assim um dos primeiros indícios da tecnologia educacional, aqui no laboratório, substituindo o que antes era somente no papel.

Voltímetro:

Provavelmente nossa peça mais antiga do Museu.

Considerado um instrumento de medição utilizado para mensurar o ganho ou a perda de tensão entre dois pontos diferentes de um circuito elétrico, o Voltímetro pode realizar a verificação tanto em equipamentos de corrente contínua, quanto em equipamentos de corrente alternada.

O voltímetro contribuiu significativamente para a educação, proporcionando uma ferramenta prática para medir e compreender a tensão elétrica em circuitos. Ele facilita a aprendizagem de conceitos fundamentais de eletricidade e eletrônica, e estimula o interesse dos alunos em ciências. Ao integrar o uso do voltímetro em experimentos e práticas educativas, os estudantes ganham uma compreensão mais profunda e prática dos princípios da eletricidade.

 

App

Android, iOS e Windows

Applications developed by us can be found at:

Open Courses

Coursera

Nós oferecemos o Programa de Cursos Integrados de Desenvolvimento de Aplicativos para iOS.

Este Programa de Cursos Integrados aborda os fundamentos de desenvolvimento iOS, incluindo programação em Swift, design de interfaces, e implementar e publicar um aplicativo na App Store. Tópicos avançados incluem persistência de dados, frameworks iOS, monetização e princípios de desenvolvimento de jogos. No Projeto Final, você irá aplicar as habilidades que você adquiriu para criar seu próprio aplicativo, publicá-lo na App Store e acompanhar seu uso.

O curso está disponível em: https://www.coursera.org/specializations/desenvolvimento-aplicativos

BDC

Biblioteca Digital de Ciências

A BDC é uma biblioteca digital que publica material educacional digital voltado ao ensino de ciêncas em todos os níveis. É aberta à submissão de conteúdo e possui um sistema de avaliação por pares e ferramentas de interação com usuários.

Acesse a BDC em: www.bdc.ib.unicamp.br

Química nova interativa (QNInt)

The knowledge portal of the Brazilian chemical society: connecting science to education

QNInt é o Portal do Conhecimento da SBQ, cujo objetivo é prover instrumentação confiável para a formação em Química, a ser utilizada por estudantes e professores em todos os níveis de formação, primando pela interatividade e pela atualização das informações.

LTE 2025 - Educational Technology Lab - IB - UNICAMP