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Uma abordagem para predição da Retenção Escolar em cursos ministrados de forma híbrida pelo método de Sala de Aula Invertida

Adriana Mara Guimarães de Farias; Eduardo Galembeck Marcos; Evandro Cintra Published by RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, January 2023

Este trabalho focou na questão da retenção escolar. Foi proposto um modelo de classificação para avaliar a situação dos alunos ao final do semestre letivo, se os mesmos seriam aprovados ou reprovados, com base nas notas das atividades avaliativas que os mesmos fazem ao longo do semestre. Foi usado o algoritmo Naive Bayes com dados de um conjunto de 16 atividades avaliativas aplicadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE. Foram gerados 16 modelos distintos, cada um com a inclusão de mais uma atividade avaliativa, isto é, o primeiro modelo considerou apenas a avaliação 1, o segundo as duas primeiras avaliações, e assim por diante. Os resultados obtidos foram validados com uma turma de um semestre posterior. A principal contribuição deste trabalho é o fato de os modelos poderem ser incluídos a qualquer disciplina, usando dados de entrada de fácil obtenção, e resultando em uma acurácia alta. A aplicação do modelo permite que o docente identifique alunos que podem ser reprovados e realize ações para ajustar as atividades de ensino e reduzir a retenção escolar.

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Educação ambiental na educação infantil

Paulo Roberto dos Santos & Ricardo Cenamo Cachichi Published by Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT), March 2023

Hoje vemos diversos problemas ambientais em nossa sociedade, problemas que ameaçam a vida na Terra, não apenas dos animais e plantas, mas também da humanidade. Para superarmos esta realidade precisamos de uma transformação de atitude e para que esta mudança ocorra é essencial uma educação ambiental (EA) crítica e libertadora, que nos faça enxergar quais são suas causas e consequências, para então buscarmos soluções para estes problemas. Com isso é de extrema importância que comecemos a trabalhar está EA desde os primeiros anos escolares, durante a educação infantil (EI). Neste trabalho vamos investigar como deve ser esta EA na EI, de forma que despertem nas crianças sentimentos e atitudes voltadas para a modificação do modo como tratamos a natureza. Trazemos também recomendações e sugestões para subsidiar e iniciar, ou dar continuidade a um processo de EA na EI. Assim esperamos colaborar no desenvolvimento integral dos alunos e na transformação tão necessária para termos um ambiente mais sustentável.

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LTE 2025 - Educational Technology Lab - IB - UNICAMP