Intervenção didática baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa, a partir da qual foi construída uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com apoio na experimentação virtual e remota das principais técnicas da Biologia Molecular aplicadas ao melhoramento genético de plantas. O contexto de desenvolvimento da pesquisa didática refere-se à formação de engenheiros, especificamente, alunos do 9º semestre da Universidade Nacional Experimental de Táchira, Venezuela. Os critérios de construção e avaliação da unidade respondem aos sugeridos por Moreira (2011). O ponto de partida da unidade foi determinado pelos conhecimentos prévios sobre Biologia Molecular que os sujeitos participantes possuíam, identificados e sistematizados através da construção de mapas conceituais, analisados com o método de pontuação unitária. A implantação dos Laboratórios Remoto e Virtual nesta unidade educacional foi possível graças à colaboração do Laboratório de Tecnologia Educacional IB da Unicamp, bem como do UTAH em conjunto com o Cybertory da Universidade de Alcalá, respectivamente. Esta proposta de sequência educativa, longe de propor uma forma única de ensino de Biologia Molecular, representa uma proposta contextualizada com o objetivo de unir esforços na formação de cidadãos com competências científicas, necessárias no contexto social atual.
Full article Related workO Laboratório de Experimentação Remota tem as potencialidades para ensinar sob o processo epistemológico, problemático e social de construção do conhecimento científico, através duma didática das ciências explicita, que apresente o diálogo entre os aspectos metodológicos fundamentais construídos sobre os processos, conceitos e fenômenos Científicos, orientados à consolidação da alfabetização científica assim como a Metacognição através da observação, formulação de perguntas, busque de informação de qualidade, formulação e verificação de hipóteses, análises, reflexão, argumentação e socialização. O propósito desta pesquisa de inovação didática é aumentar os níveis de inclusão e livre acesso da experimentação didática baseada em enfoques de ensino investigativos sobre o ensino da Fotossíntese no ensino pública.
Full article Related workEste trabalho aprofundou-se na temática sobre retenção acadêmica em componentes curriculares realizando uma abordagem quantitativa descritiva como método de pesquisa. Foram coletados e analisados dados acadêmicos de uma disciplina de graduação ao longo de 25 semestres letivos. A partir dos dados coletados foram definidos os seguintes indicadores: sucesso, insucesso e retenção. Tais indicadores permitiram revelar um diagnóstico temporal da retenção acadêmica desta componente curricular. A análise deste estudo destaca a complexidade das causas de retenção acadêmica em ensino superior, evidenciando a necessidade de estratégias personalizadas devido à diversidade de fatores que impactam a permanência dos estudantes. Reprovações e trancamentos são apontados como causas significativas, junto à variação nas taxas de desistência, refletindo a importância de métodos de ensino que promovam engajamento e suporte abrangente aos alunos. Este trabalho contribui para a compreensão da retenção acadêmica, fornecendo um modelo completo de análise que pode orientar práticas e políticas educacionais eficazes.
Full article Related work