The purpose of this study was to map the research literature on Biochemistry education, covering the scientific production indexed on the Web of Science over the past 66 years. The open-source Bibliometrix R-package, an R-tool, was used to carry out the bibliometric analysis. Our results describe (1) how many articles were published per year and what is the annual average growth rate; (2) which are the core journals, authors, and publications in the field; (3) which countries and funding agencies contribute most to the development of research in the area; (4) the leading collaborative research and co-citation networks; (5) which articles were the most cited in the past 10 years; and (6) which are the trending topics in the field. Our main contribution is offering insights into the evolution of the field. Also, the use of a quantitative methodological design, which covers a large volume of publications, and could identify possible gaps in the area.
Full article Related workLa investigación analizó la representación social sobre genética molecular de docentes de Biología en formación. Bajo esta concepción, los conocimientos científicos son reelaborados a partir de información proveniente de diferentes contextos y se instalan según la intensidad, interés e importancia, emergiendo las dimensiones de información, actitud y campo de la representación. La investigación fue de campo, exploratoria, con 44 participantes. Se utilizó la técnica asociativa, se calcularon frecuencias de evocación, frecuencia de primer término evocado e índices de prestigio, abstracción y centralidad. La representación social mostró un amplio abanico informativo con actitud positiva hacia los logros de esta disciplina. Las categorías gen y ADN constituyeron el núcleo central o imagen icónica de la representación. Desde el accionar pedagógico se sugirió fortalecer competencias de valoración y establecimiento de relaciones causales entre el avance el desarrollo tecnológico y la genética molecular.
Full article Related workO uso de tecnologias de informação e comunicação na educação e formação de professores é um tema investigado em diversas áreas do conhecimento. Reconhecer aspectos relacionados à problematização pedagógica com uso de tecnologias específicas para além do uso técnico de recursos nas práticas pedagógicas também tem sido uma preocupação nesta linha de pesquisa. Neste cenário, os Laboratórios Remotos apresentam ferramentas que podem contribuir para o desenvolvimento de práticas experimentais, incorporando tecnologias que contribuem para a formação científica do aluno. Este trabalho investiga as percepções de estudantes de química e professores de ciências a respeito de uma atividade que envolve uma atividade prática no Laboratório Remoto. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, analisados qualitativamente por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram percepções positivas sobre este tipo de laboratório em termos de sua versatilidade para o enfrentamento de problemas reais e em ambientes com poucos recursos e possibilidades de ações pedagógicas voltadas para o trabalho com metodologias ativas, promovendo a participação dos alunos. A maioria das percepções negativas refere-se a aspectos que não estão diretamente relacionados ao laboratório remoto, mas estão associados ao caráter investigativo da atividade. Algumas percepções referem-se a pontos a serem aprimorados, como a demora na transmissão do experimento. Foi possível promover um processo de reflexão sobre o uso desses recursos.
Full article Related work