Identificando Microorganismos Aquáticos

by Eduardo Galembeck at 01/06/2017, 17:50

Olá!

Seja bem vindo ao aquário remoto do LTE! Nesta atividade colocamos amostra de água do lago do Parque Ecológico Prof. Hermógenes de Freitas Leitão, localizado em Barão Geraldo, Campinas, SP. O objetivo desta atividade é observar ao longo de duas semanas os organismos presentes no aquário e tentar identificar algum organismo conhecido, por exemplo, algo que possa ser um protozoário, uma alga, um rotífero, quem sabe até um peixe!

Procure observar a imagem da lupa conectada ao aquário e capture a tela para registar imagens que ache interessante, compare a imagem obtida com as presentes em livros de Biologia para ver se consegue identificar os organismos presentas na água. Registere suas observações no formulário ao final desta página. Uma dica que pode ser útil, use o recursos de captura de vídeo da tela do seu celular, tablet ou computador, assim você fica com o registro, caso algum organismo interessante apareça na lupa enquanto você estiver observando.

Descreva o que você observou! Faça uma descrição detalhada do que você observou e explique por que o organismo identificado poderia pertecer a um determinado grupo de organismos.

As imagens apresentadas na lupa eletrônica estão amplificadas cerca de 800x. Lembre-se, o tamanho é algo importante para a classificação de um organismo em um determinado grupo.

Amostra de água coletada no lago do Parque Hermógenes Leitão em Campinas/SP.

Imagem externa do aquário onde está a amostra de água amplificada na imagem da lupa.

LTE 2020 - Educational Technology Lab - IB - UNICAMP