Coleção silvestre de moscas da frutas (D. melanogaster) alimentándo-se do medio de cultura. Laboratório de Tecnologia Educacional LTE, IB.
Classificação taxonômica de D. melanogaster
Prezado (a) neste experimento remoto apresentamos o ciclo vital de um inseto cosmopolita que tem ganhado ao longo do século XX até o presente um alto valor científico didático pedagógico no processo de ensino e aprendizagem da Genética clássica descrita nos inícios por Gregor Mendel. Algumas das características de D. melanogaster que faz com que seja um exemplar ideal para aprender sobre Genética Mendeliana são apresentadas no mapa conceitual
Descrição geral de D. melanogaster através do mapa conceitual (CmapTools versão 6.04)
Apresentamos diferentes amostras que representam as fases do ciclo vital de Drosophila melanogaster. Depois de discutir com seus colegas e professor sobre os aspetos teóricos entorno à biologia deste modelo biológico, sugerimos desenvolver uma observação detalhada de cada uma das fases apresentadas neste experimento Remoto para:
Lupa 1
Lupa 2
Lupa 3
Lupa 4
Caro professor, este Experimento Remoto do LTE intitulado De onde vem a as moscas? contribui com o desenvolvimento da habilidade EF09CI09 da BNCC, através da discussão das ideias de Mendel sobre hereditariedade, as quais fundaram a Genética clássica. Além disso, contribui transversalmente no desenvolvimento da quinta competência geral da BNCC e da 6°competência específicas de ciências da natureza para o ensino fundamental II.
Para Dúvidas, perguntas, comentários ou adaptações, Clique aqui