Alguns exemplos de seres vivos fotossintéticos
Prezado neste experimento tentamos estudar um dos processo fundamentais para a vida no Planeta Terra, a Fotossíntese.
A Fotossínteses é um processo anabólico desenvolvido por um amplo grupo de seres vivos através do qual é possível produzir seu próprio alimento a partir de energia solar e água. O protagonista deste processo é um pigmento verde chamado Clorofila, presente nos Cloroplastos, organelas citoplasmáticas que são o epicentro das diferentes reações químicas que envolvem a fotossínteses. Plantas, algas verdes, fitoplâncton são apenas alguns dos integrantes do variado grupo de seres vivos que realizam o processo anabólico da fotossíntese, através do qual é possível transformar a energia do sol em energia química.
Com fins didáticos, a fotossínteses é dividida em dois fases: uma que é dependente da energia luminosa, chamada Fase Fotoquímica a qual acontece nas membranas dos tilacoides, e que consiste na fotólise da água, ou seja, a ruptura das moléculas de água que tem como resultado a liberação de energia em forma de moléculas de ATP, e a liberação de oxigeno a atmosfera como resíduo da reação química. A outra fase é chamada de ciclo de Calvin, a qual acontece no estroma do cloroplasto e consiste fundamentalmente na transformação anabólica de dióxido de carbono em moléculas complexas de carboidratos de seis átomos de carbono, como a glucose e frutose. A seguinte reação química resume o processo fotossintético:
Neste Experimento remoto utilizamos a planta Kalanchoe marnieriana e tentamos medir algumas variáveis que influenciam o processo da fotossíntese. Assim são coletados continuamente os dados referidos as variáveis: umidade e temperatura do ar (dentro da balança), intensidade de luz, concentração de dióxido de carbono no ar, a umidade e temperatura do só, e ainda a massa do vaso onde encontrasse a planta.