Programação Arduino

by Eduardo Galembeck at 19/02/2018, 10:51

Bem vindo ao ambiente de introdução à programação de placas Arduino do LTE. Aqui você poderá ter sua primeira experiência em programação de uma placa Arduino Uno usando uma placa real. Clicando aqui, você terá acesso ao ambiente de programação e poderá acompanhar o resultado da sua programação na imagem que motra a placa em tempo real. À placa estão conectados 6 LEDs bancos, um LED RGB, um sensor de luz (LDR) e um sensor de temperatura e umidade. O diagrama de ligação dos sensores e os detalhes das portas usadas podem ser vistos abaixo.

Atenção! O ambiente de programação está rodando em servidor não criptografado, como envolve o envio de dados é possível que seu navegador tenha bloqueado a conexão, caso isso tenha ocorrido, autorize a conexão não segura para essa página. No Google Chrome aparece uma marca vermelha no canto superior direito para que seja feita essa autorização.

Esquema do Circuito

O Circuito é composto por uma placa Arduino Uno, conectada à uma Prototype Shield. Os pinos da prototype shield com as conexões coincidem com os pinos da placa arduino quando conectados.

As conexões usadas são:

LED1: Porta digital 8

LED2: Porta digital 9

LED3: Porta digital 10

LED4: Porta digital 11

LED5: Porta digital 12

LED6: Porta digital 13

LED RGB (Vermelho): Porta digital 4

LED RGB (Vermelho): Porta digital 5

LED RGB (Vermelho): Porta digital 6

Sensor de Umidade e Temperatura DHT11:  Porta digital 7

Sensor de LUZ (LDR): Porta analógica 0

LTE 2018 - Educational Technology Lab - IB - UNICAMP